domingo, 11 de abril de 2010

Multidão acompanha cortejo do presidente da Polônia

Corpo de Lech Kaczynski, morto em acidente aéreo na Rússia, chega a Varsóvia

    Kacper Pempel/11.abr.2010/Reuters

    Jaroslaw Kaczynski (à frente), irmão gêmeo do presidente, acompanha a chegada do corpo do líder morto ao aeroporto de Varsóvia

    Milhares de poloneses em luto acompanharam neste domingo a passagem do corpo do presidente Lech Kaczynski pelas ruas de Varsóvia. O presidente morreu neste sábado (10) em um desastre aéreo na Rússia, que vitimou também a primeira-dama, Maria, e mais de 80 altas autoridades do país.

    Imagens da rede CNN mostraram que o corpo chegou por volta de meio-dia ao palácio presidencial. Em frente, uma multidão se aglomerava para se despedir do líder morto.

    O avião militar com o corpo do presidente polonês aterrissou neste domingo no aeroporto de Varsóvia vindo de Smolensk, na Rússia.

    Na madrugada passada, os restos mortais do chefe de Estado polonês foram reconhecidos no local da tragédia pelo seu irmão gêmeo e líder da oposição conservadora, Jaroslaw Kaczynski, que também recebeu o corpo em Varsóvia.

    Após a recepção e as honras militares, o cortejo fúnebre partiu para o palácio presidencial em um percurso. Milhares de poloneses se juntaram nas ruas com bandeiras nacionais e fotos do casal presidencial à espera da passagem do cortejo fúnebre.

    Corpo da primeira-dama não ainda não chegou

    polonia cortejo kaczynski

    Cortejo do presidente Kaczynski, morto neste sábado, passa diante de multidão em Varsóvia (Foto: AFP)

    Como o corpo da primeira-dama, Maria, não está entre os 24 já identificados, ele não pôde ser repatriado junto ao de seu marido. Mas está previsto que o corpo chegue ainda neste domingo a Varsóvia.

    O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk; o presidente do Parlamento e chefe do Estado interino, Bronislaw Komorowski, e o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, presidiram o ato no qual foi recebido o corpo do líder, que chegou a bordo de um avião militar polonês.


    Além das maiores autoridades do país, na pista também estava o irmão gêmeo do presidente que esperava pelo corpo junto de outros membros de sua família, incluindo a filha do presidente, Marta. No entorno do palácio, dezenas de milhares de cidadãos vindos de toda a Polônia se amontoam para receber os restos do governante.

    O velório de Kaczynski ocorrerá no palácio presidencial e existe a expectativa de que os cidadãos possam se despedir do dirigente. Mas, para isso, é necessária uma autorização da família.

    A catástrofe ocorreu neste sábado quando a delegação de Kaczysnki viajava para participar da cerimônia em lembrança dos 20 mil oficiais e soldados poloneses assassinados pelos serviços secretos de Stalin em Katyn, na Rússia há 70 anos.

    Após o acidente, o governo da Polônia decretou luto nacional de uma semana, o que suspende todas as atividades culturais e esportivas.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário