Avião transportava 97 pessoas, incluindo comandantes das Forças Armadas do país
Milhares de pessoas se concentravam na noite deste sábado (10) diante do Palácio Presidencial de Varsóvia, na capital da Polônia. O ato era uma homenagem o presidente Lech Kaczynski, morto em um acidente aéreo com mais 96 pessoas - muitas participantes do governo do país.
Várias pessoas traziam velas para lembrar as vítimas da tragédia. A multidão ocupou a avenida diante do Palácio, as ruas próximas e a enorme praça Pilsudski.
Milhares acenderam velas em memória às vítimas do acidente. Foto:AFP Photo
Jerzy Grabowski, 55, acompanhado da mulher, acendeu uma vela diante do palácio e outra no local onde o Papa João Paulo 2º celebrou sua grande missa na praça, durante sua primeira peregrinação à Polônia, em 1979.
Kaczynski morreu quando o avião em que viajava, um Tupolev-154, caiu perto de Smolensk, no oeste da Rússia. Entre os mortos estão a mulher do presidente e os principais comandantes das Forças Armadas.
Entre as vítimas estão, também, o presidente do Banco Central polonês, Slawomir Skrzypek, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Franciszek Gagor, e outros líderes do Exército polonês.
O avião teria se chocado com árvores e pegado fogo, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, Piotr Paszkowski.
O grupo que morreu se dirigia a Katyn, perto de Smolensk, para assistir a um ato em homenagem a oficiais poloneses executados há 70 anos pela polícia de Stalin.
Polônia tem que fazer eleição até
junho para escolher novo presidente
Ocupante do cargo, Lech Kaczynski, morreu neste sábado em um acidente de avião
A Polônia tem até o fim de junho para realizar eleições com o objetivo de substituir o presidente do país, Lech Kaczynski, que morreu neste sábado (10) em um acidente de avião na Rússia. De acordo com a Constituição, o Parlamento tem 14 dias para escolher uma data nos próximos 60 dias para a realização da votação.
O papel de definir o calendário de eleições será de Bronislaw Komorowski, representante da Câmara Baixa do Parlamento (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil). O parlamentar, que inclusive era candidato declarado para disputar as eleições do país contra Kaczynski, vai assumir as funções presidenciais no período.
A votação em primeiro estava prevista para acontecer em setembro. Já o segundo, caso houvesse, seria em novembro.
Kaczynski viajava com 96 pessoas, entre elas sua mulher, Maria, e os principais comandantes das Forças Armadas. A aeronave caiu perto de Smolensk (oeste da Rússia). Entre os mortos também está o presidente do Banco Central polonês, Slawomir Skrzypek. Não houve sobreviventes.
Todos se dirigiam a Katyn, perto de Smolensk, para assistir a um ato em homenagem a oficiais poloneses executados há 70 anos pela polícia do ditador soviético Josef Stalin (1878-1953). O avião caiu às 10h50 no horário local (2h50 no horário de Brasília), perto de uma pista de pouso que fica na periferia da cidade de Pechersk, a alguns quilômetros de Smolensk.
A aterrissagem ocorreu "em condições de névoa espessa", informou o ministério russo das Relações Exteriores, em comunicado. A suspeita é que o acidente tenha sido causado por um erro do piloto, informou a agência RIA Novosti, citando fonte das forças de segurança russas.
Segundo a agência Interfax, as autoridades russas propuseram à tripulação polonesa o pouso em Minsk ou em Moscou, devido à névoa, mas o piloto preferiu descer perto de Smolensk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário