quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Corte da Venezuela confirma manutenção de Chávez no poder

Tribunal considerou legal a continuidade do governo sem nova posse.
Chávez luta contra um câncer e está internado em estado grave.

Délis Ortiz Caracas, Venezuela


A Corte Suprema da Venezuela endossou a manobra do governo de Hugo Chávez para empossá-lo no quarto mandato como presidente, apesar de ele estar internado em Cuba sem prazo para sair do hospital.

"O tribunal deu uma interpretação para resolver um problema do governo", reagiu Henrique Capriles, adversário de Hugo Chávez nas eleições de outubro de 2012.  O Tribunal Supremo de Justiça considerou legal a continuidade do governo Chávez sem que haja posse do novo mandato.

"Não se trata de um novo presidente, e sim de um reeleito", justificou a presidente do tribunal. A corte também acha desnecessário pedir a avaliação de uma junta médica sobre o estado de saúde do presidente.

Chávez luta contra um câncer e está em Cuba há um mês, internado em estado grave. Para um constitucionalista, se não assume o presidente da Assembleia Nacional e se segue governando o vice, "é um golpe à constituição".

A decisão do tribunal, com juízes nomeados por chavistas, já era esperada. Para a oposição, a sentença desta quarta-feira (9) deixa claro que na Venezuela não há independência dos poderes.

Os antichavistas pediram aos líderes da região que se manifestem sobre o que consideram um atentado à democracia. O presidente do Uruguai, José Mujica, já está em Caracas, atendendo ao convite do governo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário