terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Chávez diz que deverá ser operado novamente


Chávez em imagem de arquivo cedida pelo governo venezuelano: 'Lesão' - Divulgação/Palácio de Miraflores/Efe
Divulgação/Palácio de Miraflores/Efe
Chávez em imagem de arquivo cedida pelo governo venezuelano: 'Lesão'
CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta terça-feira, 21, que tem uma "lesão de dois centímetros" no abdômen e terá de se submeter a uma nova cirurgia. O líder bolivariano, de 57 anos, visitou uma fábrica de tratores no Estado de Barinas para pôr fim aos rumores sobre sua saúde que circularam nas redes sociais desde que ele não apareceu em seu programa Alô, Presidente!, no domingo.
"Foi detectada uma nova lesão no mesmo local onde foi extirpado o tumor de junho", declarou o presidente à TV estatal. "É uma lesão pequena, de dois centímetros de diâmetro, e isso me obriga a passar por uma nova intervenção. "
O presidente venezuelano disse ainda que está em boas condições físicas para enfrentar "a batalha". Acompanhado de seu irmão Adán, governador de Barinas, e dos ministros da Comunicação Andrés Izarra e da Indústria Ricardo Menéndez, Chávez negou boatos de que seu câncer teria se espalhado para o fígado. Segundo ele, a cirurgia será menos complicada que a anterior.
O presidente confirmou que esteve em Cuba no fim de semana para fazer exames da nova lesão. Ainda segundo Chávez, seu diagnóstico seria divulgado apenas na quarta-feira, mas os rumores sobre sua saúde o fizeram antecipar o anúncio. "Ninguém deve se alarmar", pediu o presidente. "Será necessário avaliar se há uma ligação dessa lesão com o tumor antigo ou não."
Rumores
Na segunda-feira, o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, crítico do presidente, publicou em seu blog que Chávez teria viajado às pressas para Cuba, acompanhado de sua família. Examinado por um grupo de médicos cubanos, venezuelanos, espanhóis e brasileiros, Chávez teria sido diagnosticado com metástase no fígado, segundo o jornalista.
Ainda de acordo com Bocaranda, Chávez estaria se submetendo a um tratamento com esteroides. O objetivo das aplicações seria fazer com que o presidente aparecesse em público menos debilitado. Os hormônios, no entanto, estariam provocando danos colaterais.
Antes de Chávez visitar a fábrica de tratores, o ministro da Comunicação, Andrés Izarra, e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, desmentiram por meio do microblog Twitter as informações de Bocaranda. "Boa noite, compatriotas, espero que aproveitem o carnaval e não deem ouvidos aos rumores sobre a saúde do comandante. Ele está muito bem", escreveu Cabello.
"Bocaranda tem a alma doente. Todos os dias deseja a morte do comandante. Será que alguém lhe paga para que escreva mentiras?" Izarra limitou-se a atribuir os rumores "à guerra suja dos canalhas."
Com Reuters



Nenhum comentário:

Postar um comentário