segunda-feira, 14 de junho de 2010

Obama compara vazamento a 11 de Setembro

Presidente dos EUA disse que desastre ambiental vai mudar país durante anos

Charlie Riedel/14.05.2010/AP
Tartaruga morta boia na baia de Barataria, na costa do Estado
americano de Louisiana; Obama está sob duras críticas pela
condução da crise ambiental

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comparou o desastre ambiental causado pelo vazamento de petróleo no golfo do México ao impacto dos atentados de 11 de setembro de 2001, informou neste domingo (13) o site americano Politico.com.

Nesta terça-feira (15), Obama volta aos Estados afetados pela maré negra para acompanhar os trabalhos de contenção da mancha.

Obama disse ao colunista Roger Simon que o desastre no golfo do México vai moldar o pensamento ambiental.

- Da mesma maneira que nossa visão das vulnerabilidades e nossa política externa foram moldadas profundamente pelo 11 de Setembro, acho que este desastre vai moldar como nós pensamos o ambiente e a energia por muitos anos.

Obama, que está sob intensa crítica por causa da condução da crise ambiental, disse que vai usar o restante do seu mandato para fazer colocar os Estados Unidos no "curso de uma nova maneira de fazer negócios no que diz respeito à energia".

De acordo com as últimas estimativas das autoridades americanas, o vazamento de petróleo causado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon, no dia 20 de abril, passa de 6 milhões de litros (40 mil barris) diários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário