Casa Branca diz que medida será anunciada pelo presidente dos EUA nesta quinta-feira

Foto por Win McNamee/26.05.2010/AFP
Mancha de petróleo reflete imagem de jornalista em praia do Estado da Louisiana, nos EUA; Obama vai estender moratória da exploração
A medida é uma resposta do governo americano ao desastre ambiental causado pelo afundamento da plataforma de exploração Deepwater Horizon, da empresa britânica Bristish Petroleum (BP), no golfo do México.
De acordo com a fonte oficial, o presidente dos EUA deve anunciar também "novos padrões para melhorar a segurança" da indústria do petróleo.
- Este é um primeiro passo que, depois, será levado adiante pela comissão presidencial. Enquanto trabalhamos para determinar como prevenir acidentes como este, a moratória da perfuração em águas profundas vai continuar por mais seis meses.
De acordo com o assessor da Casa Branca, Obama vai anunciar ainda adiamentos ou cancelamentos de perfurações já planejadas em algumas áreas.
Os cancelamentos devem afetar especialmente áreas de exploração no golfo do México e na Virgínia, enquanto perfurações planejadas no Estado do Alasca serão adiadas.
Operação contra vazamento continua
A mais recente das operações para conter o vazamento no fundo do mar do golfo do México continua nesta quinta-feira. Técnicos da BP tentam bombear fluidos pesados para dentro da válvula danificada do poço para, em seguida, fechar definitivamente o derramamento.
De acordo com a BP, os primeiros resultados da operação devem ser divulgados nas próximas 24 horas. A empresa diz que esta é a primeira vez que esse tipo de procedimento é realizado a 1.500 m de profundidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário