Presidente dos EUA negou que governo tenha sido lento em reação a desastre

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fala a jornalistas;
americano prometeu compensações a vítimas de vazamento de petróleo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (27) em entrevista coletiva que todas as pessoas afetadas pelo vazamento de petróleo no golfo do México, provocado pelo afundamento da plataforma Deepwater Horizon, no dia 22 de abril, serão compensadas.
- Quando tudo estiver resolvido, as vítimas do desastre receberão a ajuda necessária para se reerguer. Elas receberão a ajuda que merecem.
Obama afirmou que 20 mil pessoas trabalham atualmente na região da costa sul dos Estados Unidos, seja nos esforços para deter o vazamento, seja na limpeza do oceano ou de praias atingidas pelo petróleo.
O presidente dos EUA também rebateu críticas de que o governo americano teria sido muito lento na resposta ao desastre ambiental no golfo do México.
- Aos que pensam que somos lentos, eu digo que deter o vazamento tem sido nossa prioridade número um. Desde o momento em que essa crise aconteceu, a Casa Branca tem se focado em como parar o vazamento.
Obama admitiu que o vazamento do poço a 1.500 m de profundidade, operado pela empresa britânica British Petroleum (BP), é uma situação sem precedentes e que as pessoas afetadas pela mancha de petróleo ficarão frustradas até que a situação seja resolvida.
- O desafio que temos é que não vimos um vazamento com esse antes. As pessoas ficarão frustradas até isso parar. Se você vive na costa e vê esse vazamento, vai continuar chateado e vai achar que qualquer resposta é inadequada até que isso pare. Para o governo, essa é a coisa mais importante.
Presidente anuncia restrições e pede energia limpa
Como já tinha sido adiantado por um assessor da Casa Branca, Obama anunciou restrições à perfuração de novos poços de petróleo no mar, bem como adiamentos e cancelamentos em outras operações.
- Vamos suspender e adiar algumas das operações no Alasca, na Virgínia e no golfo do México. Também vou estender por mais seis meses a moratória de novas explorações em águas profundas.
Obama também aproveitou a entrevista para falar sobre o meio ambiente. O presidente dos Estados Unidos disse que o país precisa começar a trabalhar para obter energia limpa e renovável.
- Mais do qualquer coisa, essa tragédia econômica e ambiental reforça a necessidade de desenvolvermos novas fontes de energia, limpas e renováveis.
Guarda Costeira diz que BP deteve vazamento
O comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Thad Allen, disse nesta quinta-feira que a BP conseguiu interromper o vazamento de petróleo no poço danificado da plataforma Deepwater Horizon.
A operação, chamada de "top kill" (mata topo, em tradução literal), consistia em bombear líquido pesado para dentro da válvula danificada do poço, a 1.500 m de profundidade. Na próxima fase do processo, os técnicos da BP devem fechar definitivamente o vazamento bombeando toneladas de concreto para o fundo do mar.
Em entrevista à rádio local WWL First News, Allen confirmou o sucesso inicial da operação.
- Conseguiram estabilizar o fluxo e estão bombeando líquido para dentro [do poço]. Foi detida a saída de hidrocarbonetos (petróleo).
Allen acrescentou que é muito cedo para declarar êxito da operação, mas disse que houve uma avaliação positiva da última tentativa da BP de interromper a saída do petróleo que está causando uma catástrofe ecológica na costa americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário