Túneis foram construídos entre os anos 1950 e 1970
Do R7
serão necessários investimentos significativos nas infraestruturas das estradas
O Ministério dos Transportes japonês ordenou nesta segunda-feira (3) a inspeção dos túneis das vias expressas construídos de acordo com o mesmo modelo da passagem que desabou parcialmente no domingo (2), uma tragédia que matou nove pessoas.
Duas pessoas também ficaram feridas quando uma parte de 110 m do painel de concreto que reveste o túnel veio abaixo sobre os carros, na manhã de domingo, ao longo da via expressa de Chuo, em Yamanashi, cerca de 80 km a oeste de Tóquio.
O governo nipônico prometeu uma análise minuciosa e informou que provavelmente serão necessários investimentos significativos nas infraestruturas das estradas, que assim como o túnel que desabou domingo, foram construídas durante o período de forte crescimento econômico dos anos 1950 a 1970.
"Nós suspeitamos que a idade é uma das primeiras causas possíveis", declarou uma fonte da empresa Central Nippon Expressway (Nexco), que administra a área do acidente.
A Nexco também afirmou que hastes de metal usadas para prender os painéis de concreto às paredes no túnel de 4,7 km podem ter se soltado.
"Neste momento, estamos presumindo que os parafusos de ancoragem [chumbadores] estavam frouxos", disse o chefe do serviço de segurança da Nexco, Motohiro Takamisawa, à imprensa local.
"O primeiro-ministro ordenou que o Ministério do Transporte faça os maiores esforços no resgate às vítimas, investigue rapidamente a causa do acidente, estabeleça medidas para evitar acidentes similares e forneça serviço de acompanhamento às vítimas", informou o secretário-geral do gabinete, Osamu Fujimura.
Em 1996, um túnel em Hokkaido, norte do Japão, desmoronou e pedras esmagaram carros e ônibus, matando 20 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário