quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Olho do furacão Isaac está sob Lousiana, a 88 km de Nova Orleans

Satélite mostra o furacão Isaac em formação no estado de Louisiana | 28.ago.12/France PresseO olho do furacão Isaac, que afeta o golfo do México desde o fim da semana passada, está na manhã desta quarta-feira a 88 km a sudoeste da cidade de Nova Orleans, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Com isso, o fenômeno meteorológico alcançará a cidade no mesmo dia em que os habitantes lembram o furacão Katrina. A passagem do Isaac deixou as ruas da cidade desertas e os moradores se prepararam contra os ventos e as enchentes.

O órgão meteorológico manteve o furacão em categoria 1 (em uma escala que vai até 5), com ventos sustentados de 80 km/h e previsão de enfraquecimento nas próximas 48 horas, em seu rumo ao norte do país.

Isaac deverá passar pela Lousiana por dois dias para depois seguir para o Estado de Arkansas na próxima sexta-feira. O fenômeno elevou o nível do mar no golfo do México e das águas do rio Mississippi, causando enchentes na região de Nova Orleans.

O prefeito da cidade, Mitch Landrieu, descartou uma tragédia como a do Katrina, mas alertou a população sobre as consequências de Isaac. "Não esperamos que seja como o Katrina, mas lembramos que uma tempestade Categoria 1 pode matar vocês".
-Chegada da tempestade tropical Isaac à costa americana provocou fortes ventos e ondas em lago de Nova Orleans | Frederic J. Brown - 28.ago.12/France Presse

Após o Katrina, o Estado de Lousiana gastou US$ 14,5 bilhões para construi um sistema de defesa contra enchentes e evitar uma nova tragédia como a do Katrina, que matou mais de 1.800 pessoas e causou prejuízo de bilhões de dólares em 2005.

Isaac pode fazer grandes estragos em refinarias em regiões baixas ao longo da costa do Golfo, que são responsáveis por aproximadamente 40% da capacidade de refino de petróleo dos EUA.

A tormenta também esvaziou a cidade de Tampa, onde ocorre a Convenção do Partido Republicano, que nomeou o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, como candidato presidencial nesta terça e continuará nesta quarta.

ALERTA PRESIDENCIAL

Na terça (28), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um alerta a moradores da costa norte-americana no golfo do México sobre possíveis alagamentos provocados por Isaac e pediu que os moradores deixem suas casas se forem instruídos pelas autoridades.

"Ao nos prepararmos para a chegada do Isaac, quero encorajar todos os moradores da costa do golfo a ouvirem suas autoridades locais e seguir suas orientações, incluindo se elas disserem para vocês saírem", disse Obama na Casa Branca, antes de partir para uma viagem de campanha de dois dias.

"Esse não é o momento de tentar a sorte, agora não é a hora de ignorar os alertas oficiais. Vocês precisam levar isso a sério", disse.

O pronunciamento de Obama foi feito para mostrar que o presidente está preocupado com a tempestade também, apesar de sua viagem de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário