Em discurso no Itamaraty, monarca espanhol deu a entender que Espanha vai rever seus critérios para facilitar a entrada de brasileiros no país europeu
Durante almoço no Palácio Itamaraty em homenagem à sua visita ao Brasil, o rei da Espanha, Juan Carlos I, disse nesta segunda-feira que "os cidadãos brasileiros são muito bem-vindos" em seu país. "Autoridades competentes estão estabelecendo medidas efetivas para facilitar o trâmite da entrada de brasileiros", discursou Juan Carlos, dando sinais de que a Espanha está disposta a desfazer o mal-estar entre os dois países diante do grande número de brasileiros barrados pelas autoridades aeroportuárias espanholas.
Hoje, em Madri, ocorre reunião entre autoridades dos dois países para negociar um acordo que encerre o impasse. Em maio, quatro anos após os primeiros episódios envolvendo turistas e imigrantes brasileiros, o Brasil aumentou o rigor no controle do ingresso de espanhóis, baseado no princípio da reciprocidade nas relações internacionais.
Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff tratou a questão de forma superficial. Afirmou que Brasil e Espanha mantêm "o espírito de entendimento e de admiração mútuos" e destacou que os países estão "avançando no encaminhamento de soluções reais para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha". (Yvna Sousa | Valor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário