quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

EUA aprovam primeiros reatores nucleares em mais de 30 anos

A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, por quatro votos a um, as licenças para a construção de dois novos reatores nucleares na Georgia. Foi a primeira vez que a comissão decidiu garantir uma licença para um novo reator desde 1978, um ano antes do acidente na central de Three Mile Island, na Pensilvânia.



Um consórcio de empresas liderado pela Southern construirá os novos reatores da usina de Alvin W. Vogtle, a 245 km de Atlanta, que já abriga dois reatores nucleares que datam dos anos 1980. O projeto, segundo o jornal The New York Times, foi avaliado em US$ 14 bilhões.
O único voto contra o projeto foi dado pelo presidente da comissão, Gregory Jaczko. Ele disse que a licença de operação e construção não garantiam todas as melhorias de segurança solicitadas pela agência em resposta ao desastre em Fukushima no Japão, que seriam realizadas antes dos reatores começarem a funcionar em 2016 e 2017.

"Eu não posso apoiar essa questão da licença como se Fukushima nunca tivesse acontecido", disse Jackzo. Mas seus colegas afirmaram que estavam confiantes que o processo regulatório da comissão garantiria todas as mudanças de segurança necessárias.
O presidente da Southern, Thomas A. Fanning, disse em conferência que a empresa iria incorporar os comentários de todos para assegurar que "teremos a geração (de reatores) mais segura e mais confiável do mundo aqui na usina Vogtle".
Mas ele reconheceu que nem todas as mudanças exigidas pela comissão foram finalizadas e podem não estar prontas mesmo após o início das operações comerciais. "Esse processo, com a comissão, continua muito depois de que comece a operação."
Os Estados Unidos, maior fornecedor de energia nuclear do mundo, contam com 104 reatores que operam em 65 usinas nucleares e geram, combinados, quase 20% da energia elétrica do país.
A construção de todos os reatores que operam nos EUA começou antes de 1974. Depois do desastre de Fukushima, a Comissão ordenou uma revisão exaustiva das medidas de proteção nas usinas atômicas.
A maior usina nuclear dos Estados Unidos localiza-se em Palo Verde, no Arizona e conta com três reatores que, em conjunto, geram 3.942 megawatts. Já a menor, em Fort Calhoun, Nebraska, tem um reator que gera 478 megawatts.
Com EFE e AP
Click here to find out more!

Nenhum comentário:

Postar um comentário