quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mundo: Monti discursa no Parlamento e promete reformas

Durante o primeiro discurso no Parlamento, o recém-empossado premier da Itália revela detalhes do novo plano para salvar a economia do país.

Falando aos senadores, Mario Monti disse que governo dele terá como base três pilares: rigor orçamentário, crescimento econômico e justiça social. Ele afirmou que a nova coalizão precisa agir com urgência, para superar a crise que atinge as instiuições italianas.

O primeiro-ministro reconheceu que a Europa vive os dias mais duros, desde a Segunda Guerra Mundial. E alertou que a União Europeia não sobreviveria, ao colapso da moeda comum: o euro.

O novo premier estabeleceu um cronograma para a venda de ativos estatais. E prometeu combater a evasão fiscal, a máfia e o desemprego, principalmente entre jovens e mulheres.

Após o discurso, Mario Monti foi aplaudido no Parlamento. Mas do lado de fora, italianos jogaram ovos, tomates e bananas contra o prédio. Eles protestam contra o que chamam de "governo dos banqueiros" e criticam a formação tecnocrata do novo gabinete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário