terça-feira, 29 de novembro de 2011

Europa encerra em alta animada com reunião dos ministros das Finanças


Os mercados europeus fecharam a sessão de hoje a negociar em terreno positivo na generalidade das maturidades, a reflectir o optimismo dos investidores em torno da reunião dos ministros das Finanças em Bruxelas.
Os principais mercados do Velho Continente encerraram a sessão de hoje em terreno positivo, à excepção da Grécia, a beneficiar do optimismo dos investidores em torno da reunião dos ministros das Finanças que está a decorrer em Bruxelas.

A ministra das Finanças austríaca, Maria Fekter, confirmou a aprovação da nova tranche de ajuda à Grécia, à entrada para a reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro. A nova tranche, incluída no primeiro plano de resgate de 110 mil milhões de euros, é vital para o pagamento dos salários e pensões de Dezembro dos funcionários do Estado.

Também momentos antes do início da reunião do Eurogrupo, o ministro das Finanças do Luxemburgo, Luc Frieden, afirmou que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) não tem capacidade para sozinho pôr um ponto final na crise da dívida soberana.

Na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) estará também em cima da mesa a "alavancagem" do FEEF, a qual já foi acordada pelos líderes europeus durante o Verão.

A situação de Itália será igualmente abordada pelos ministros europeus. O país tem estado sob uma elevada tensão nos mercados e realizou esta manhã um leilão de venda de obrigações. Apesar de ter conseguido colocar quase o montante máximo pretendido, Itália pagou juros recorde.

Também o dado da confiança dos consumidores norte-americanos esteve a animar os mercados, dado que disparou em Novembro o máximo face aos últimos oito anos. O valor divulgado hoje superou as previsões dos economistas.

O índice de referência europeu, STOXX-600, apreciou 0,80% para 231,68 pontos, e o índice português PSI-20 avançou 0,19% para 5.363,53 pontos.

O espanhol IBEX-35 valorizou 0,10% para 8.128,00 pontos, e o londrino Footsie avançou 0,46% para 3.026,76 pontos. O francês CAC-40 subiu 0,46% para 3.026,76 pontos, e o alemão DAX cresceu 0,95% para 5.799,91 pontos.

O índice grego ASE/FTSE encerrou em contra-ciclo com a Europa a cair 0,34% para 259,77 pontos. O holandês AEX avançou 0,87% para 287,55 pontos, e o italiano MIBTEL somou 0,34% para 14.627,37 pontos.

“O encontro de hoje dos ministros das Finanças da Zona Euro será observado cuidadosamente”, disse Trung-Tin Nguyen, gestor da TTN AG, à Bloomberg. “Existe esperança, juntamente com uma crescente pressão, de que sejam implementadas medidas indicativas. O leilão italiano correu melhor que o esperado, e isso também dá apoio ao mercado”, explicou o gestor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário