Governo pede que 1,2 milhão de pessoas abandonem residências

Um poderoso tufão atingiu nas regiões leste e norte do Japão nesta quarta-feira (21) matando seis pessoas de cinco cidades diferentes e forçando milhares a deixarem suas casas, segundo informações do jornal local Japan Times.
O fenômeno o nordeste do país e deve atingir a Fukushima, mesma região onde reatores nucleares foram danificados por tsunamis que atingiram o país neste ano.
A tempestade, batizada de Roke, fez a agência de meteorologia local pedir o máximo de cuidado aos habitantes da região.
Cerca de 7.800 pessoas tiveram que deixar suas casas para fugir do tufão. Outras 1,21 milhão de pessoas foram instruídas pelo governo a também abandonar suas residências para escapar do Roke.
Aproximadamente 300 voos domésticos do país foram cancelados e diversas linhas de trem estão com dificuldades de operação.
A principal construtora japonesa de automóveis, Toyota, suspendeu a produção em 11 de suas 15 fábricas japonesas pela chegada do tufão, indicou um porta-voz.
Espera-se que o tufão alcance posteriormente a região de Tóquio ainda nesta quarta-feira. A agência meteorológica lembrou que tufões com trajetórias similares deixaram sérios danos no passado.
Avançando a partir do Pacífico Sul, o tufão tocou o solo japonês às 14h no horário local (2h de Brasília) e deve seguir para a ilha de Honshu com ventos que superam os 200 km/k e chuvas torrenciais.
O Japão é atingido por pelo menos uma dezena de tufões por ano, entre julho e outubro. Os arranha-céus das grandes cidades são construídos para resistir tanto a intensas rajadas de vento quanto a terremotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário