Atentado suicida durante enterro de líder tribal paquistanês rival do Taleban deixa ao menos 20 mortos
Um homem-bomba atacou um funeral nesta quinta-feira de um líder tribal paquistanês contrário ao Taleban, deixando ao menos 20 mortos na segunda ação desta semana contra inimigos locais da milícia islâmica. A explosão aconteceu às 6h de Brasília na região de the Lower Dir region, localizada perto da fronteira afegã.
Cerca de 200 pessoas participavam do enterro a céu aberto de Bakhat Khan quando o suicida lançou o ataque, disse o policial Sher Hassan Khan. Muitos ficaram feridos e foram levados a hospitais, disse
Bakhat, que morreu quando dormia na quarta-feira, era membro de uma "lashkar" (milícia) opositora ao comando do Taleban na região. Os membros tribais no noroeste formavam várias milícias desse tipo, para as quais sempre recebem limitado financiamento do governo. Apesar de terem conseguido algum sucesso em paralisar a infiltração de militantes, muitos são rotineiramente atingidos por ataques de retaliação.
Muitas das explosões mais sangrentas dos últimos três anos tiveram como alvo membros de "lashkar" ou suas famílias.
Na segunda-feira, atiradores do Taleban mataram quatro crianças quando retornavam de uma escola localizada perto da cidade de Peshawar, a principal no noroeste do Paquistão. Os insurgentes disseram que o ataque tinha como objetivo impedir que os locais apoiem as milícias tribais que os combatem.
O Exército paquistanês lançou uma grande operação em 2009 contra o grupo Taleban no Vale Swat e em outros distritos da região, entre eles Dir. Durante os últimos meses, alguns grupos ligados ao Taleban deram sinais de reagrupamento ao redor de Dir e no distrito vizinho de Chitral, ao norte das sete regiões tribais, os redutos tradicionais da insurgência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário