quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Escolas dos EUA adotam o iPad em sala de aula

Diferentemente dos laptops comuns, o iPad não atrapalha contato entre aluno e professor
Getty Images

As escolas norte-americanas estão levando o iPad para dentro das salas de aula, de acordo com jornais dos Estados Unidos. Duas reportagens recentes - uma publicada no New York Times e outra no San Jose Mercury News – contam histórias de vários colégios que colocaram o aparelho nas mãos de seus estudantes.
Os educadores se dizem satisfeitos com o resultado e afirmam que o interesse dos pupilos pelas matérias dadas em classe aumentou. O iPad passa, assim, a ser visto como ferramenta de ensino.
Os alunos usam o computador para estudar os mais diversos assuntos e em diferentes matérias. A aula de literatura pode pedir  que o jovem busque informações sobre Kafka; o professor de mandarim ou o de espanhol pode pedir que seja aberto um texto nessas línguas, por exemplo. Mas o iPad permite, ainda, que o aluno responda a jogos interativos, como o Jeopardy, para aprender sobre a história dos Estados Unidos.
Um professor do colégio Roslyn High School, na cidade de Long Island, diz que a competitividade entre os alunos e a qualidade dos deveres de casa devem aumentar com o uso do iPad. Segundo ele, a lição de casa tradicional acabou, e por isso os jovens se empenharão mais em mostrar “do que são capazes”.
Os educadores afirmam que, diferentemente dos laptops comuns, o iPad não atrapalha o contato visual entre o aluno e o professor, já que é uma tela plana que fica sobre a carteira. Outra vantagem é que o aparelho é muito leve.

No Mitty High School, na cidade de San Jose, 32 alunos receberam o iPad para usá-lo apenas na sala de aula. A Escola de Medicina de Stanford deu 92 aparelhos aos estudantes do primeiro ano do curso, logo quando as aulas começaram, em setembro (lá o ano letivo tem início nesta época do ano).
Os alunos da sétima série da escola Hillbrook, também na Califórnia, receberam o computador de presente dos pais de dois colegas no verão de 2010 (quando é inverno no Brasil). Eles podem levar o “novo brinquedo” para casa. O programa da escola com o iPad foi um sucesso tão grande que a instituição planeja expandir para a turma da oitava série já em 2011.
Alta tecnologia
Enquanto aparelhos eletrônicos similares ao iPad, chamados de tablets, completam a primeira fase de testes acadêmicos, de acordo com o jornal San Jose Mercury, o futuro do iPad se molda como ferramenta educacional. O uso desse equipamento levanta questões sobre a presença de alta tecnologia nas salas de aula das escolas de elite.
Como parte de um programa piloto, o Roslyn High School entregou 47 tablets para professores e alunos de duas turmas, no dia 20 de dezembro. A administração distrital da escola espera distribuir 1.100 iPads para os alunos da região.
Mas não são todas as instituições que correm atrás do aparelho. A Rocketship, escola respeitada com três unidades em San Jose, recusou recentemente uma doação de iPads oferecida por duas grandes empresas do Vale do Silício. A entidade argumentou que prefere esperar até que mais livros sejam publicados digitalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário