quarta-feira, 23 de junho de 2010

Guerra do Afeganistão já matou 75 soldados em junho

Mês é um dos que mais registraram baixas desde a invasão do país, há oito anos e meio

AFP

Rob Leyland/17.06.2010/Reuters

Caixão de soldado britânico morto na campanha ao Afeganistão
é levado de volta ao Reino Unido; bombas são armas mais usadas
pelos rebeldes talebans

A morte de seis soldados da Otan nesta quarta-feira faz de junho de 2010, que registra até agora 75 militares mortos, um dos meses mais mortíferos para as forças internacionais em oito anos e meio de guerra no Afeganistão.

Quatro soldados das forças internacionais (Isaf) da Otan (aliança militar do Ocidente) morreram na explosão de bombas artesanais, a arma preferida do grupo fundamentalista Taleban. A informação é da Isaf.

Pouco antes, o Reino Unido havia anunciado que um de seus soldados integrantes da Isaf havia falecido em um tiroteio na Província de Helmand, bastião do Taleban no sul.

Junho é um dos meses com mais mortes

Com 75 mortos em três semanas, junho já é um dos meses mais mortíferos para as forças internacionais desde o início de sua intervenção no Afeganistão, no final de 2001.

Este balanço é apenas superado ou igualado (faltando alguns dias para o fim do mês) - por julho (76 mortos), agosto (77), setembro (70) e outubro (74) de 2009, segundo números divulgados pelo site independente icasualties.org.

A insurreição do Taleban se intensificou consideravelmente nos últimos três anos, apesar da presença das forças internacionais, cujo efetivo atual é de 142 mil homens.

Este número será elevado a mais de 150 mil até agosto, com a chegada do reforço de 30 mil soldados americanos ordenado pelo presidente Barack Obama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário