quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tailândia amplia toque de recolher após 6 mortes em confrontos

Ofensiva leva à rendição de líderes rebeldes, mas manifestantes continuam atuando

AFP

Rungroj Yongrit/19.mai.2010/Efe

Soldados tailandeses patrulham ruas de Bancoc após Exército derrubar várias barricadas erguidas pelos manifestantes no centro da cidade.


As autoridades tailandesas decretaram o toque de recolher a partir das 20h locais (10h em Brasília) desta quarta-feira (19) em Banccoc e em outras 23 províncias, após o fim de uma operação militar contra o bairro da capital ocupado pelos rebeldes "camisas vermelhas".

A decisão foi tomada pelo Centro para a Resolução de Situações de Emergência.

Mais cedo, um porta-voz militar, o general Prawit Wongsuwon, declarou que o toque de recolher seria imposto em Bangcoc, até as 6h de quinta-feira (20h desta quarta em Brasília), e que seriam instalados postos de controle em toda a capital.

A cidade de Bancoc registrava pelo menos 20 focos incêndios nesta quarta-feira, após a operação do Exército para dispersar os rebeldes chamados de camisas vermelhas, mas que não conseguiu devolver o controle de toda a capital da Tailândia às forças oficiais.

O porta-voz do governo, Panitan Wattanayagorn, afirmou que a operação do Exército permitiu às autoridades retomar o controle de dois bairros-chave, a zona de Rajaprasong e o distrito de Lumpini, que os manifestantes ocupavam havia seis semanas.

Pelo menos seis pessoas, incluindo um fotógrafo italiano, morreram na operação militar e 58 ficaram feridas. Panitan afirmou que a ofensiva vai continuar.

- Ao fim da operação, o governo retomou o controle de Rajaprasong e Lumpini, mas existem várias zonas nas quais as operações devem prosseguir.

Um toque de recolher, o primeiro em 15 anos em Bancoc, deve entraria em vigor às 20h locais (10h em Brasília) e prosseguir até as 6h (16h em Brasília). Mas acabou ampliado para outras 23 Províncias.

Os incêndios afetam prédios importantes, como o edifício da Bolsa, vários bancos e centros comerciais, segundo o corpo de bombeiros. Panitan fez um apelo aos manifestantes.

- O governo pede a todos aqueles que realizam ataques que interrompam as ações porque seus líderes já se entregaram e concordaram em tentar a reconciliação nacional.

Os rebeldes também incendiaram a sede de um canal de televisão, o Channel 3, dentro do qual estavam cem pessoas, segundo os bombeiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário